segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Rolinhas

Se você que ler este texto for daqui, conterâneo, certamente sabe o que são rolinhas. A pergunta que fica é: Você já conseguiu chegar perto de alguma naturalmente, ( Claro que não estando morta pelas suas mãos com baladeiras ou coisa do tipo ) sem que ela voasse rapida e desesperadamente para escapar da sua presença?
R - Certamente você irá afirmar que não.
Pois digo a você que a cena que presenciei ontem me deixou ao mesmo tempo alegre e preocupado, preocupado até demais. Veja só: Estava eu indo visitar um amigo aqui mesmo no bairro, quando de longe avisto três exemplares de rolinhas ( famosas fogopagô ) no seu famoso deleite na terra catando pedrinhas, alegres igual a pinto no lixo, como era de se esperar imaginei que logo ao perceberem minha presença iriam voar e ja estava até conformado por ter que acabar com a brincadeira delas. Mas para meu espanto me aproximava delas e nada de bater de asas, me aproximei mais, meio desconfiado e nada, pois pasmem: Passei bem ao lado delas e elas por incrivel que possa parecer, só olharam pra mim ( acho que tentando sondar minhas intenções ) e logo voltaram ao seu lazer, como se eu não estivesse ali. Na hora fiquei inpressionado e pensei: Como são mansas! Mas aí veio a surpresa, logo lembrei da história dos pardais que chegaram aqui junto com os portugueses e fiquei espantado.
Você deve estar se perguntando o que tem demais num bando de passaros mansos? O que os pardais tem haver com isso?
A resposta é simples: Pra você que como eu brincou de baladeira, caiu no mato pra matar passarinho, sabe que as rolinhas são passaros arredios e muito desconfiados. Os pardais trasidos que foram pelos portugueses, logo se habituaram a presença do homem, e começaram a proliferar dentro das cidades como nossos vizinhos fiéis.
O fato daquelas três rolinhas não terem voado nos mostra que aos poucos elas começam a se sentir seguras perto de nós. Mas elas não estariam mais segurar na natureza? PAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAANNNNNNNN!!!!!!!!!!! Claro que não, Quantas crianças você ainda vê com baladeiras por aí? Próximo à sua casa ainda existe alguma grande área verde que não seja abalada pelo homem?
Já sabemos a resposta, tratores, plantações, estradas, favelização, condominios de luxo, industrias e assim vai, estão acabando com a nossa vizinha natureza, não tendo as pobres rolinhas para onde ir, encontram assim como os ratos e PARDAIS, comida e abrigo perto do homem.
A cena que presenciei só mostra que nossa "pacata" cidade incha cada vez mais, seguindo o exemplo dos grandes centros onde de quando em quando ouvimos histórias de cobras, jacarés, onças que surgem do nada e tocam terror!!!!!!! Mata, mata não chama o Ibama, bombeiros pra levar esse bicho daqui.
Rs! Fico me perguntando será que estariam levando os bichos certos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário